ANACEU participa da reunião do INEP para apresentação do Balanço das Visitas in loco e das ações da SERES/MEC

A ANACEU a convite do Presidente do INEP, Danilo Dupas participou hoje da reunião virtual para apresentar o Balanço das Visitas in loco e das ações da SERES/MEC. A ANACEU foi representa pelo seu Diretor Secretário, Professor Marcelo Rosa. A reunião contou com a participação da ABRAFI, ANEC, ABMES, AMPESC, ANPI-ES, CRUB, SEMESP.

O Secretário da SERES, Paulo Roberto Araújo de Almeida iniciou a reunião com a apresentação dos números de decisões referentes aos processos regulatórios no 1º semestre no DOU entre 2015 e 2021.  Desde o início de 2021 foi protocolizado 17.034 novos processos, desses processos 74% já foram concluídos, foram concluídos 5.380 processos de renovação de reconhecimento, 1.772 cursos extintos (a pedido), 549 cursos reconhecidos e 217 cursos autorizados.

O Presidente do INEP, Danilo Dupas informou que o novo sistema do CENSO está em fase de finalização e que semana que vem entregarão todos os módulos, em seguida o Diretor da DAES/INEP, Luís Filipe de Miranda Grochocki fez a atualização dos dados e a evolução dos números da Avaliação Externa Virtual In loco, informou que as metas iniciais ainda não foram alcançadas, mas que até o final de julho será possível aumentar o número de comissões em virtude da atualização dos sistema que fará a realização de designação automática.

As metas continuam definidas, com previsão que em julho tenha 733 avaliações virtuais, entre os meses de agosto e outubro tenha mais 2.400 avaliações.  As metas das avaliações presenciais estão alcançadas. A DAES/INEP tem a previsão de capacitar mais 2 mil avaliadores.

Durante a apresentação o Secretário da DAES/INEP, Luís Filipe de Miranda Grochocki solicitou aos representantes das associações e em especial à Dra. Ivanete Oliveira – Presidente da ANPI-IES, que os Procuradores Institucionais evitem solicitar o cancelamento das avaliações no mês de julho por conta das férias/recesso acadêmico, ressaltou que somente esse mês já foi solicitado 23 cancelamentos em virtude das férias, ao solicitar o cancelamento da visita em virtude de férias o processo vai para o final da fila.

O Presidente do INEP, Professor Danilo Dupas aproveitou a reunião para informar que a portaria do ENADE já está em fase de finalização, devendo ser publicada semana que vem, e que as inscrições para o ENADE iniciam dia 12/07, com previsão de aplicação das provas no dia 14/11/2021, também informou que a CTAA está sendo reformulado e mês que vem ele apresentará as mudanças.

Os representantes das entidades representativas parabenizaram o INEP/MEC pelas inovações na avaliação in loco e voltaram a solicitar que avaliação virtual seja estendida também aos outros cursos e passe a ser definitivo mesmo após a pandemia de COVID-19.

Os representantes das entidades informaram a SERES e ao INEP os problemas que as IES têm relatado, tais como: o erro do sistema CENSUP, o prazo curto do envio do link do FTP para a postagem de documentos, foi solicitado que o prazo do Censo seja suspenso e não prorrogado, foi solicitado que a CTAA seja mais célere nas análises dos recursos.

A Professora Iara Xavier solicitou que o INEP oriente os avaliadores de enfermagem que não é necessário a visita presencial aos hospitais e Unidades Básicas de Saúde, pois, em virtude da pandemia os hospitais não estão autorizando as visitas e com isso as comissões têm sido desmarcadas, prejudicando as IES. A Coordenadora da DAES agradeceu o relato e se comprometeu a enviar um comunicado aos avaliadores. 

O Presidente do INEP, Professor Danilo Dupas deixou pré-agendada a reunião para o próximo dia 06/08/2021.

Fonte: ANACEU

Deixe um comentário

*

captcha *